/div>
Espero aprender a mexer com esse blog e estar sempre postando coisas interessantes sobre minha área de atuação.


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

http://blogdatelminha.blogspot.com

Como Uma Onda

Lulu Santos

Composição: Lulu Santos / Nelson Motta

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo

Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar

Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar

http://blogdatelminha.blogspot.com

Sementes do Amanhã

Erasmo Carlos

Composição: Gonzaga Jr.

Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será






terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Marvin titans



http://blogdatelminha.blogspot.com

CLIP Marvin - Titãs.wmv



http://blogdatelminha.blogspot.com

O Meu Guri



http://blogdatelminha.blogspot.com

Meu guri



http://blogdatelminha.blogspot.com

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Professor é mais que profissão



http://blogdatelminha.blogspot.com

Ser Professor...



http://blogdatelminha.blogspot.com

Ser professor é padecer no paraíso?



http://blogdatelminha.blogspot.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Escola é Chata



http://blogdatelminha.blogspot.com

Ademir Pereira Júnior - Educador Nota 10



http://blogdatelminha.blogspot.com

Tematização da prática



http://blogdatelminha.blogspot.com

Como os adultos não-alfabetizados pensam a língua escrita



http://blogdatelminha.blogspot.com

Emilia Ferreiro - outubro de 2006



http://blogdatelminha.blogspot.com

Diagnóstico na alfabetização inicial



http://blogdatelminha.blogspot.com

Alfabetização - Telma Weisz (4ª parte)



http://blogdatelminha.blogspot.com

Alfabetização - Telma Weisz (3ª parte)



http://blogdatelminha.blogspot.com

Alfabetização - Telma Weisz (2ª parte)



http://blogdatelminha.blogspot.com

Alfabetização - Telma Weisz (1ª parte)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tematização da prática

Tematização da prática

http://blogdatelminha.blogspot.com

sábado, 8 de janeiro de 2011

Imaginar, Sonhar, Desejar e Criar...

Imaginar, Sonhar, Desejar e Criar...

Estar vivo é estar em conflito permanente, produzindo dúvidas e certezas sempre questionáveis;
Estar vivo é assumir a educação, a paixão, desejos de vida e de morte, é preciso educar o medo e a coragem;
Medo e coragem de assumir a solidão de ser diferente;
Medo e coragem de romper o velho;
Medo e coragem de construir o novo;
Medo e coragem de assumir a educação desse drama, cujos personagens são desejos de vida e morte;
Educar a paixão (de morte e vida) é lidar com esses dois ingredientes quotidianamente,
através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano
possui, uns mais, outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar e criar;
Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos; na busca permanente da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa, da felicidade a que todos temos direito;
Este é o drama de permanecer vivo... fazendo educação!

                                                      Madalena Freire

DEIXANDO MARCAS

Ensinarás...

Ensinarás a voar...
Mas não voarão o teu vôo.
Ensinarás a sonhar...
Mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver...
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar...
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar...
Mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem...
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!
(Madre Teresa de Calcutá)

 

(in) Certezas que norteiam nosssa prática...

(in) Certezas que norteiam nosssa prática...

COMO ENSINAR, PORQUE ENSINAR E O QUE ENSINAR ???

1. Visar sempre a expressão criadora;
2. Estar sempre com as aulas planejadas;
3. Estar sempre preparada para mudar meu planejamento;
4. Potencializar a performance dos meus alunos;
5. Lembrar sempre que arte sem contexto histórico é arte sem memória;
6. Não existe expressão sem conteúdo!
7. Imaginação!
8. Emoção!
9. Comprometer-me com a sociedade em que vivo e com minha ação educativa;
10. Olhar para o fundo dos meus alunos, das suas relações, dos seus modos de vida;
11. Promover uma educação significativa através de conceitos significativos;
12. Facilitar processos de singularização;
13. Construir, des-construir e re-construir;
14. Integrar currículo e cultura;
15. Pesquisar sempre e tudo;
16. Comprometer-me com a libertação da dominação;
17. Celebrar o pluralismo e a diversidade;
18. Promover desenvolvimento cognitivo;
19. Jogar no mesmo time dos meus alunos e não no oposto e, finalmente
20. Ser feliz!

VERSOS SIMPLES

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PONTES OU CERCAS?

PONTES OU CERCAS?
Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.
Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido,
finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.
"Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim."
"Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta."
"Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos."
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.
O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
"Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei."
Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.
O irmão mais novo então falou:
"Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse."
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.
O carpinteiro que fez o trabalho, começou a fechar a sua caixa de ferramentas.
"Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você."
E o carpinteiro respondeu:
"Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir..."
Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos...
Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de magoas e mal entendidos.
Vamos deixar isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo.
Construa pontes ao seu redor!

Educação - Mensagens sobre Educação

Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...

 

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".
Luís Fernando Veríssimo

Educação - Mensagens sobre Educação

25 MANEIRAS PARA CONQUISTAR OS ALUNOS

 

25 MANEIRAS PARA CONQUISTAR OS ALUNOS

De acordo com uma pesquisa, apenas um a cada quatro alunos do 6o. ano ao ensino médio dizem que as suas escolas oferecem um ambiente acolhedor. Esta constatação é surpreendente !!!

       Como podemos inspirar os alunos a mostrar empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós.

       Na verdade, nós nos importamos muito, porém nosso foco está centrado apenas no desenvolvimento acadêmico e acabamos por ignorar os pequenos gestos que demonstram carinho.

        Interessante dizer que, o menor caminho para o sucesso acadêmico de muitos alunos é através dos seus corações. Eles não se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos importamos.

         Aqui vão 25 dicas que, se praticadas diariamente, garantirão o seu nome no Hall da Fama junto aos Alunos, Pais e Direção da Escola.

  1. Aprenda o nome dos seus alunos

  2. Lembre a data de aniversário deles

  3. Pergunte como eles estão e/ou como se sentem

  4. Olhe nos olhos quando conversar com eles

  5. Ria junto com eles

  6. Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles

  7. Encoraje-os a pensar grande

  8. Incentive-os a persistirem e celebre os resultados

  9. Compartilhe do entusiasmo deles

  10. Quando estiverem doentes envie uma carta ou um bilhete

  11. Ajude-os a tornarem-se experts em algo

  12. Elogie mais e critique menos

  13. Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem

  14. Respeite-os sempre

  15. Esteja sempre disponível para ouví-los

  16. Apareça nos eventos que eles realizarem

  17. Encontre interesses em comum

  18. Desculpe-se quando fizer algo errado

  19. Ouça a música favorita deles com eles

  20. Acene e sorria quando estiver longe

  21. Agradeça-os

  22. Deixe claro o que você gosta neles

  23. Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los

  24. Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso

  25. Dê-lhes sua atenção individual

    Professor, esses 25 comportamentos traduzem a essência do que é criar um relacionamento baseado no Amor e não na nota bimestral.

    Coloque em prática essas dicas e veja a mudança no comportamento dos seus alunos.

Pedagógiccos: 25 MANEIRAS PARA CONQUISTAR OS ALUNOS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PLANEJAMENTO ESCOLAR E INDISCIPLINA

 

 

O ano começa e com ele novas expectativas de maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar.

   Entretanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.

    Mas, o que acontece realmente, que faz com que no finaldo ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não " funcionou ".

    A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula.

    Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres.  Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.

    É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.

    Aqui está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para serem considerados no seu próximo planejamento:

  1. RESULTADOS DO ANO ANTERIOR: analise os resultados do que deu certo e errado no ano anterior (levantamento de números e causas),

  2. QUALIDADE DO APRENDIZADO: crie um sistema de avaliação que priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo memorizado,

  3. FAZER DIFERENTE: levante novas estratégias pedagógicas, adequadas aos modelos de aprendizagem dos seus alunos,

  4. GERENCIAMENTO DA SALA DE AULA: crie procedimentos para o gerenciamento e gestão de sala de aula,

  5. RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: crie um sistema de resolução de conflitos (aluno x aluno), (aluno x professor), (professor x pais),

  6. RELACIONAMENTO COM A FAMÍLIA: crie estratégias para encantar e se relacionar com as famílias dos alunos,

  7. PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA: crie estratégias e atividades para a participação da família no ambiente escolar e fora dele,

  8. HABILIDADES E NECESSIDADES: levante pontos fortes e fracos dos alunos, trace objetivos, crie intervenções e monitore semanalmente,

  9. PORTFOLIO INDIVIDUAL: levante os modelos de aprendizagem dos seus alunos e trabalhe as inteligências,

  10. PORTFOLIO DO PROFESSOR: levante seus pontos fortes e fracos e trace um plano para sua mudança pessoal, com metas, estratégias e tarefas a realizar.

    Esses 10 itens compõem a parte dinâmica e viva do Planejamento Escolar, o verdadeiro Plano de Ação que conduzirá os alunos a um novo patamar de aprendizado, não apenas pedagógico, mas de vida, de auto estima, de relacionamento, de valores, de novas e maiores possibilidades.

    Agora você já tem o esboço do grande Plano de Ação para começar o ano. Afinal, um ano só pode ser chamado de novo, se novas coisas forem feitas. Lembre-se, os resultados sempre são proporcionais ao esforço que fazemos. Você é a peça fundamental do Planejamento Escolar, com você ele ganhará vida, e o seu aluno conquistará asas.


Roseli Brito

Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Diálogo e Educação